top of page
Buscar

Um/a Psicólogo/a pode ajudar. COMO?

  • Foto do escritor: Helga Cristiana Gonçalves
    Helga Cristiana Gonçalves
  • 26 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Estamos num tempo em que, mais do que nunca, se está a dar especial atenção à saúde mental. Os profissionais de saúde alertavam a escassa rede de recursos e de suporte, o frágil  acesso à intervenção, bem como o estigma que ainda vinha associado à Psicologia, custos (pessoais e materiais) altíssimos na remediação, em vez de um investimento construtivo na prevenção-intervenção. Agora, o discurso apresenta-se com contornos mais suaves, de uma ou de outra forma todos sentimos que ficamos afectados com a presença de algo invisível e ameaçador nas nossas vidas. Decorrente desta ameaça, passou-se a valorizar a saúde mental, tornou-se mais “legítimo” pedir ajuda. Os profissionais da área de Psicologia têm estado na linha da frente, uma linha diferente da dos cuidados físicos, sem medicação, mas igualmente exigente. Sim, um/a psicólogo/a pode ajudar.

 

Então, como é que um/a psicólogo/a pode ajudar?

 

Tantas vezes consideramos que a intervenção psicológica está a ser progressivamente integrada e reconhecida nos cuidados de saúde gerais,  que acabamos por nos ‘esquecer’ que ainda há quem não saiba o que é que um/a psicólogo/a faz em concreto. No meu atendimento em consulta psicológica faço questão de salientar que a Psicologia é uma ciência humana que visa o desenvolvimento humano, para fins de saúde e bem-estar, e com a consciência de que a saúde integrada de cada pessoa se repercute no meio onde a pessoa interage; assim quando nos sentimos bem também contribuímos para melhorias à nossa volta. Tendo em consideração que cada pessoa é única, também o processo de intervenção é único pois trabalha com a singularidade de cada um.


Um/a psicológo/a pode ajudar a pessoa a compreender melhor a sua realidade atual, levá-la a agilizar estratégias para descobrir e curar feridas emocionais passadas, a ressignificar experiências de vida retirando aprendizagem de cada situação, ajudar a colocar em prática um diálogo interno construtivo, a melhorar a auto-estima e a autoconfiança, a aprender a gerir emoções e estados de ansiedade, a ultrapassar medos, bloqueios e fobias, a traçar objetivos congruentes consigo mesma (…). Segue a linha de ajudar a fazer sobressair o potencial de cada ser humano, levando-o a considerar-se sobre o olhar mais sábio de diferentes perspetivas, com flexibilidade, respeito e compaixão pelo seu eu.


Na consulta psicológica, o/a profissional ajuda a devolver ao outro o que ele foi enfraquecendo, ou esquecendo de ser e fazer; estamos na consulta de psicologia para ajudar cada pessoa a (re)encontrar-se, a resolver o que lhe fizer sentido, a reconhecer-se como um ser em evolução e com liberdade para poder ser mais feliz. 


Então, um/a psicólogo/a é um/a profissional devidamente qualificado/a e certificado/a, inscrito/a na Ordem dos Psicólogos Portugueses, que obedece a um código ético e deontológico, e que também  se encontra em melhoria contínua, com total compromisso com quem interage. Um/a psicólogo/a pode ajudar, na medida em que mobiliza o seu conhecimento técnico-científico para ajudar a pessoa a atingir o(s) objetivo(s) a que se propõe na intervenção, através do olhar atento, escuta ativa, empatia, confidencialidade, utiliza ferramentas e dinâmicas que farão com que cada pessoa se sinta acolhida, compreendida e disponível para avançar na sua vida.


Citando Kenny Teschiedel, “Psicólogo é quem segura a mão do outro com o ouvido”.


Helga Cristiana Gonçalves

Psicóloga Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses | Terapeuta com PNL | Master Coach | Facilitadora de Cura Reconectiva®️ 

 

Bình luận


Todo o cuidado genuíno é uma recíproca forma de cura. Helga Gonçalves

Logo ERS.png
livroreclamacoes.webp

© Por Helga Cristiana Gonçalves, Psicologia, PNL, Coaching Profissional. Cura Reconectiva®. Todos os direitos reservados. Criado com Wix.com

bottom of page