
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
A intervenção psicológica assume-se como um contexto privilegiado de promoção da saúde integrada e bem-estar, numa lógica de desenvolvimento contínuo do potencial humano e foco num futuro mais positivo. Não é necessário chegar a um estado agravado de sofrimento, desconforto ou desorientação para se procurar ajuda psicológica especializada. Pretendo desconstruir a associação, ainda enraizada na sociedade, de que acompanhamento psicológico é sinónimo de doença mental.
Todo o contexto de intervenção é totalmente construído com base numa relação genuína de confiança, empatia, respeito, princípio da confidencialidade, rigor ético e deontológico.
É nesta abordagem construtiva que surge a introdução da Programação Neurolinguística – PNL -enquanto ferramenta prática da Psicologia para promoção do desenvolvimento integrado e de competências pessoais e sociais. Como ferramenta prática acelera processos, promove mudanças positivas e duradouras.
O que é a PNL?
Surgiu na década de 70, nos EUA, através do trabalho conjunto e de prestígio de Richard Bandler (expert em computação, lógica, e na época estudante de psicologia) e John Grinder (professor de Linguística). Citando Richard Bandler a PNL, “é um processo educacional de como usar melhor o nosso cérebro”.
Pode-se considerar que a PNL é uma ferramenta com um conjunto de técnicas validadas a nível mundial, que ajuda o ser humano a criar a sua realidade (subjectiva) de forma mais possibilitadora. Somos nós que processamos e atribuímos significado à informação que nos chega através dos 5 sentidos, por isso podemos escolher (reprogramar) a melhor forma de a processar e utilizar para nosso benefício. Ao estarmos cientes que o cérebro humano pode ser desenvolvido durante toda a vida e que é reprogramável, podemos sempre melhorar a forma como representamos internamente a realidade e comunicamos connosco e com os outros. Este processo de desenvolvimento permite-nos aceder aos nossos recursos, ao que de melhor há em nós, ou então criar novos recursos que nos levem a possibilidades mais positivas e, subsequentemente, a estados emocionais que favoreçam comportamentos e acções que desejamos.
A intervenção psicológica com recurso à PNL, promove o autoconhecimento, a autoconfiança, a autoestima e a inteligência emocional, alicerçando estratégias para se saber lidar com situações-problema, aprender a encontrar recursos internos e soluções para ultrapassar e prevenir obstáculos e contextos limitadores, escolhendo-se ser mais feliz.



Principais benefícios para a pessoa:
-
aprender a identificar e gerir emoções para um funcionamento harmonioso e saudável;
-
superar receios, bloqueios, aprender a gerir preocupações, dificuldades e stress;
-
ultrapassar crenças limitadoras;
-
superar estados de ansiedade, medos, fobias, traumas;
-
superar perturbações de humor, distúrbios de comportamento e de personalidade;
-
ultrapassar dificuldades de adaptação em diversos contextos (falar em público, por exemplo);
-
problemáticas ligadas à dinâmica familiar e de relacionamentos;
-
desenvolver e capacitar outras dimensões do funcionamento humano, como integração-adaptação no contexto profissional, situação de desemprego, entre outras.
-
ser mais feliz.
Então, os serviços de Acompanhamento Psicológico são úteis para:
- promoção do autoconhecimento, autoconfiança, autoestima e inteligência emocional.
- Psicoterapia de Apoio - intervenção para desenvolvimento do potencial humano, alicerçando estratégias para saber lidar com situações-problema, e aprender a encontrar recursos internos e soluções para ultrapassar e prevenir outros obstáculos.
Observação: Cada sessão de Acompanhamento Psicológico tem a duração de 60m.
Somos muito mais que as nossas dimensões emocionais, mentais, físicas e energéticas segmentadas.
A saúde integral e o bem-estar são direitos que devem ser reafirmados desde cedo e zelados ao longo de todo o desenvolvimento do ser humano.
(Re)conquiste o Bem-Estar na sua vida!
Helga Cristiana Gonçalves
-
Psicóloga Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com Cédula Profissional Nº12476.
Licenciatura Pré-Bolonha (2000-2005), na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com especialização em Comportamentos Desviantes.
-
Facilitadora de Desenvolvimento Humano com Programação Neurolinguística - Certificação Internacional em PNL com foco terapêutico e emocional, pela INCTA Portugal - International Coaching and NLP Training Academy, no NLPC, Instituto de Ciências Comportamentais e de Gestão.

