Tempo de Férias
- Helga Cristiana Gonçalves
- 18 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
As férias estão muito associadas a descanso, diversão, lazer, viagens...
São um direito de todos nós, inclusive quando se está à procura de trabalho, o IEFP considera um período de tempo para 'pausa' na pesquisa ativa de oportunidades de empregabilidade.
E o que acontece em muitas situações?
As férias são sinónimo de stresse, desânimo e frustração. Efetivamente são muitas as pessoas que sentem um pressão acrescida nesta época, acabam por exigir demasiado delas, não sabendo lidar com tempo livre preenchem todos os momentos com atividades, convívios, viagens, e, chegam ao final das férias mais desgastadas do que antes, e com um sentimento de 'desilusão'.
Importa ressalvar que nem todas as pessoas podem ter as socialmente designadas 'férias de sonho'. E, então sugiro que construam as vossas melhores férias (as vossas férias de sonho), sem pressão, sem comparações.
O desafio que trago para cada um/a de vós?
Focar no momento presente, utilizando as férias com um significado renovado. Esteja consigo, sem pressas, sem grandes planeamentos, sem a rigidez de horários, e sobretudo sem a exigência de ter as férias sobrelotadas de compromissos.
Sinta, veja, ouça e faça com verdadeira entrega, atenção e gosto pelo que surgir.
E se este ano não puderem ter férias usufruam de cada dia livre, sendo vocês mesmos, com a simplicidade e a arte de 'nada fazer'. Lembrem-se de que está ao vosso alcance!
Boas férias!!!
Helga Cristiana Gonçalves
Psicóloga Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses | Terapeuta com PNL | Master Coach | Facilitadora de Cura Reconectiva®️
Comments